EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ ESCOLA (4 e 5 Anos)
JEQUIÉ-BA 2021
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AURINO NERY
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Educação Ambiental apresentado à
Escola Municipal Professor Aurino Nery como
parte do currículo escolar.
Profa Silvia Carla D. Nery
JEQUIÉ/BA 2021
INTRODUÇÃO
Este projeto traz uma proposta de trabalho com o tema Educação Ambiental que será aplicado nas turmas de educação infantil da Escola Municipal Professor Aurino Nery.
O mesmo foi criado para ser desenvolvido durante todo o ano letivo, como parte integrante do currículo escolar nos turnos matutino e vespertino.
O presente projeto dará enfoque a temática da relação do indivíduo com o Meio Ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, levando em consideração o desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos e norteado pelas orientações descritas na BNCC, envolvendo atividades lúdicas e psicomotoras, promovendo assim o desenvolvimento do senso crítico, bem como a conscientização e reflexão quanto a preservação do meio ambiente como forma de melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da natureza, através de experiências e práticas cotidianas em sala de aula e no dia-a-dia.
O mesmo tem ainda o propósito de favorecer a conscientização e o reconhecimento da importância da conservação do meio ambiente, oferecendo sugestões práticas de como trabalhar essa temática de forma significativa.
Para Currie (1998), é preciso nos conscientizarmos de nossas responsabilidades pessoais em relação aos cuidados com o nosso planeta.
Sendo a natureza fonte de vida, se faz necessário promover o despertar dessa consciência crítica nos alunos, para que estes desde cedo sejam sujeitos atuantes, capazes de intervir no seu meio social. Isso é claramente justificado nos RCNs quando afirmam que: “as crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma, adquirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno” (RCNs, Vol.III, p. 181).
Através de atividades significativas, estaremos colaborando para a formação desse sujeito, pois esta começa desde a infância, tendo a escola a função de propiciar o acesso a esse conhecimento através do favorecimento de um ambiente físico e social onde elas se sintam protegidas para se arriscarem a vivenciar desafios.
É com essa intenção que esse projeto deseja contribuir, buscando fortalecer na nova geração o lado humano, educando para viver e conviver em sociedade, estabelecendo relações entre o meio ambiente e as formas de vida que existem, valorizando a importância do cuidado com a natureza para promover a busca de uma
vida saudável para ela e para os outros, garantindo assim a qualidade de vida humana.
Geral:
OBJETIVOS
§ O objetivo principal desse projeto é o de possibilitar a reflexão sobre a problemática ambiental nos seus aspectos locais, nacionais, individuais e coletivos, baseados em experiências e práticas cotidianas em sala de aula e no dia-a-dia.
Específicos:
-
§ Oportunizar a conscientização da responsabilidade de cada indivíduo na conservação do meio em que vive;
-
§ Aprender a pensar globalmente enquanto age localmente;
-
§ Enfatizar o papel do eu, o outro e o nós nos trabalhos que serão
desenvolvidos;
-
§ Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus
interesses e necessidades em situações diversas (EI03CG05)
-
§ Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos
(EI03EO04);
-
§ Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio
da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e
outras formas de expressão (EI03EF01);
-
§ Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em
situações com função social significativa;
-
§ Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas
propriedades (EI03ET01);
-
§ Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a
questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação (EI03ET03);
-
§ Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade (EI03ET06);
-
§ Estimular a criatividade e participação baseadas em experiências e práticas cotidianas;
-
§ Estimular na criança o desenvolvimento de uma compreensão maior do ambiente que a cerca;
-
§ Promover a formação de hábitos de cooperação, respeito mútuo e senso de co-responsabilidade na convivência com a família e com os outros;
-
§ Oferecer meios para que as crianças conheçam melhor o seu ambiente;
-
§ Enfatizar a importância da escola para a comunidade em que ela está
inserida;
-
§ Localizar a escola dentro da sua comunidade;
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§ Relacionar conceitos do meio ambiente à realidade da comunidade;
-
§ Enfatizar o papel do aluno na sua comunidade;
-
§ Compreender a função da escola e suas possíveis contribuições para a
conservação e preservação do meio ambiente;
-
§ Identificar e reconhecer os principais pontos turísticos do município e
sua relação com a preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA
As metodologias a serem utilizadas em nosso projeto foram elaboradas de forma a se constituírem em espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento, que reiteram a consagrada expressão pedagógica do “aprender fazendo”, onde se evidencia a importância da ação no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
§ Aula expositiva dialogada;
§ Aula expositiva por meio de vídeos criados e/ou do youtube; § Dinâmicas de grupo;
§ Brincadeiras;
-
§ Arte com sucata (reciclagem), arte no caderno interativo;
-
§ Trabalho em equipe (pais e/ou responsáveis);
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§ Pesquisas;
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§ Portfólios;
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§ Linha do tempo (ex: vida de semente, história de Jequié);
-
§ Passeio (excursão);
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§ Textos informativos (mural, jornalzinho, etc);
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§ Cartazes e painéis;
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§ Produção textual individual e coletiva;
-
§ Produção de Vídeo relatando o que aprendeu;
-
§ Registros por meio de desenhos, fotos, imagens, escrito, whatsapp, etc;
-
§ Atividades lúdicas: cruzadinha, caça-palavras, bingo, baralho ecológico, jogo
da memória, dominó ecológico, Jogo dos sete erros, quebra-cabeça, impressas
ou on-line via whatsapp, etc;
-
§ Tirinhas ou histórias em quadrinhos;
-
§ Contação de história em vídeo, ou em áudio mostrando as páginas do livro
(como vcs fazem na Atividade do Dia);
-
§ Literatura infantil (deverão servir como ponto de partida para trabalhar um
determinado assunto), ex: O medo da sementinha de Rubem Alves;
Para trabalhar com o subtema semente: tamanho, cor, espessura, operações matemáticas, diferentes fontes de informação sobre a semente (função, ciclo da vida, reprodução, plantar a semente, fazer observações, registros escritos e com fotos), acompanhar o desenvolvimento da semente com uma
tabela, etc.
-
Jogos;
-
Músicas;
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Confecção de álbuns: abecedário da natureza;
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Relatórios orais e escrito;
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Socialização dos trabalhos;
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Dramatizações com a participação dos pais;
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Leitura de imagens;
-
Confecção de painéis;
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Filmes;
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Utilização de fantoches ou dedoches para fazer teatrinho em vídeo;
-
Acróstico;
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Árvore genealógica;
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Entrevistas;
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Linha do tempo;
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Levantamento de dados;
-
Reciclagem;
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Gráficos e tabelas;
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Confecção de cardápios;
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Confecção de livrinho de história;
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Arte com sucata;
-
Vídeos (documentários ou desenhos animados);
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Passeio;
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Gincana;
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Campanha ecológica;
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Cultivando horta na escola;
-
Confecção de jogos com sucatas;
-
Feira ecológica: exposição de materiais confeccionados pelos alunos; venda
de jogos e objetos feitos com sucata (programação da feira no mês de novembro, onde deverá ser exposto e comercializado todos os materiais produzidos durante o ano);
-
Desfile ecológico: com os temas de preservação ao meio ambiente já estudados.
RECURSOS
-
Papel sulfite;
-
Cartazes;
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Recursos humanos;
-
Lápis de cor, giz de cera, fita adesiva, tesoura, cola, etc;
-
Livros e revistas;
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Folhas, galhos secos e outros;
-
Liquidificador;
-
Papel picado;
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Sucatas;
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Aparelho de som e aparelho de celular
-
Notebook, Datashow;
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Papel metro;
-
Filmes;
-
Fantoches;
-
Caderno interativo;
-
Lixo orgânico;
-
Sementes de tempero;
-
Computador, impressora;
-
Área externa da escola;
-
Outros.
AVALIAÇÃO
Consciente de que não existe trabalho pronto e que a avaliação não se dá apenas no momento final, cabe ao professor a observação permanente e atenciosa, estes são considerados instrumentos indispensáveis à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento da criança.
Através da avaliação contínua e processual, por meio de fotos, vídeos e prints enviados pelos pais dos alunos realizando as tarefas, o professor será capaz de constantemente repensar a sua prática pedagógica, selecionar conteúdos significativos, propor novos desafios nos quais a participação dos alunos seja uma constante.
CULMINÂNCIA
Apresentação de peças teatrais, portfólios e coreografias relacionadas ao Meio Ambiente, exposição de trabalhos realizados, feira ecológica, desfile ecológico e campanha Meio Ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Brasilia, MEC/ SEF, 1998, vol.III.
___________ REVISTA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Dezembro de 2001.
CURRIE, Karen L. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. Campinas, SP: Papirus, 1998.
DESENVOLVIMENTO TEMA DO PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS: I UNIDADE
MINHA ESCOLA E O MEIO AMBIENTE
ü A localização da escola
-
§ Mapeamento da escola junto com os alunos, observar os
caminhos que percorrem até a mesma através de desenho no
caderno interativo, maquete, painel, etc;
-
§ O que mais chama a atenção das crianças no caminho até a
escola;
-
§ Ponto de referência;
-
§ Pesquisa: questões ambientais na comunidade (próximo a
escola);
ü A história da escola
-
§ Histórico da escola;
-
§ Como era o prédio da escola? Sofreu reformas? Quais? Quando?
-
§ Quem foi o seu primeiro diretor e qual o nome da atual diretora?
-
§ Qual o público que atendia? E atualmente?
-
§ Em que ano foi inaugurada a escola? (ver placa de inauguração
e as informações nela contidas);
-
§ Construção da linha do tempo da escola, marcando os principais
fatos ocorridos na escola até a presente data;
-
§ Quantas salas de aula, quantos alunos?
-
§ Gráficos e tabelas com informações obtidas;
ü Merenda escolar § Cardápio;
§ Aspectos higiênicos da preparação dos alimentos;;
§ Valor nutritivo dos alimentos;
§ A importância da mastigação;
§ Atividades práticas: uso de talheres, copos, etc;
§ Entrevista com as merendeiras;
§ Visita a cozinha da escola.
ü O lixo na escola
§ Como está a situação do lixo na escola?
§ Qual o seu destino?
§ Existe coleta seletiva na escola?
§ Somos bem-educados na nossa escola?
§ Conversa informal para discutir os dados levantados;
§ Conscientização do lixo na escola;
EU E O MEIO AMBIENTE
ü Meu nome
-
§ Literatura infantil que fala da natureza (o nome do personagem
da história);
-
§ E o meu nome? Quem o escolheu? Qual a origem do meu nome?
Alguém da família tem o mesmo nome?;
-
§ Por meio do nome a turma pode investigar a própria origem;
-
§ Certidão de nascimento;
-
§ Utilização de etiqueta com o seu nome para marcar presença,
denominar cadeiras e mesas (sempre alternar os lugares);
-
§ Fazer relação com o nome masculino e feminino (ex: André,
Andréia);
-
§ Formar grupos com os nomes que começam com a mesma letra;
-
§ Quantidade de letra: inicial e final;
§ Literauta infantil que enfatiza diferentes aspectos da vida familiar: O patinho feio, Os três porquinhos, Branca de Neve, etc;
§ Outros.
ü Meu corpo
-
§ Meu nome está intimamente ligado ao meu corpo, cada nome
se refere especificamente a um só corpo;
-
§ Criar ligações com o que foi trabalhado anteriormente
(semente);
-
§ Como meu corpo começou a se desenvolver;
-
§ O corpo e a planta se desenvolvem da mesma maneira?
-
§ Quais as semelhanças e diferenças?
-
§ Convidar uma mãe para contar como foi o nascimento do seu
filho, o que sentiu, mostrar fotos, etc.
ü Eu e a água
-
§ Utilidade da água;
-
§ Relação entre cada criança e a água (como ela consome e utiliza a água);
-
§ Conscientização sobre o consumo da água;
-
§ Observações sobre o consumo da água na própria escola
(elaboração de gráficos e tabelas que mostrem quantos copos d ́água a criança bebe enquanto está na escola durante 1 dia, 1 semana, etc);
-
§ Medidas: quantidade de líquido em copos: qual tem mais líquido, faz a troca dos líquidos e qual tem mais e tem menos e porquê/ etc;
-
§ Possibilidades de como economizar água, redução de quantidade de água para escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos na escola, etc;
-
§ Importância da higiene pessoal;
-
§ Água potável e poluída;
-
§ Cuidados com a água suja;
§ Para onde vai a água?
§ Elaboração de cartazes de conscientização.
II UNIDADE
ü Dengue
-
§ O que é a dengue? (diagnóstico / levantamento dos
conhecimentos prévios);
-
§ Qual o mosquito que transmite a dengue?
-
§ Sintomas da dengue;
-
§ Cuidados com a proliferação do mosquito;
ü Alimentação
§ O que você come e bebe?
§ Quais os diferentes tipos de comida que você come? § Qual o seu prato preferido?
§ Qual a sua bebida preferida?
§ Desenho dos alimentos que come diariamente;
§ Alimentos saudáveis X lanches;
§ Tabela com os alimentos preferidos das crianças;
§ Frutas (salada de frutas);
§ Vitaminas encontradas nos alimentos;
§ Tipos de alimentação;
§ Cuidados com os alimentos;ü Minhas plantas
§ O que quero saber sobre as plantas (diagnóstico);
§ Observando uma plantinha;
§ Arte com plantas: desenhar, arte com folhagens e galhos, etc; § Cuidados com as plantas;
§ Ciclo de vida das plantas;
§ Gráfico: acompanhamento do crescimento da planta;
§ Outros.
ü Meus animais
-
§ Fazer relação entre plantas e animais (as plantas que servem de
alimento para os animais e os animais que oferecem alimento
para as plantas);
-
§ Tipos de animais;
-
§ Identificar crianças que tenham animais em casa e como elas
podem cuidar deles;
-
§ Habitat dos animais;
-
§ Entrevista com um adulto que cria um animal em casa (pode levar
o animalzinho de estimação para mostrar a turma);
-
§ Relatórios, registros e socialização das observações realizadas;
-
§ Cartazes, murais, mímicas, apresentações teatrais, etc;
-
§ Música;
-
§ Responsabilidade individual com os animais (não maltratar os
animais);
-
§ Literatura infantil e filme sobre animais;
III UNIDADE
LIXO E COLETA SELETIVA
ü Meu lixo particular § O que é lixo?
-
§ Cartaz: o que é lixo para nós?
-
§ Implicações ambientais do lixo na natureza;
-
§ O que as crianças fazem com as embalagens dos alimentos
consumidos?
-
§ Quais os tipos de lixo?
-
§ Coleta seletiva;
-
§ Consciência ambiental;
-
§ Análise e auto avaliação dos trabalhos visando reformular suas
produções.
MEU MUNICÍPIO E O MEIO AMBIENTE
ü A história do município
§ Contexto histórico do município;
§ Colonização do município;
§ Os primeiros habitantes do município;
§ Confecção livro de história do município;
§ Linha do tempo do município;
§ Hino do município;
§ Bandeira do município;
§ Gestores municipais
ü Aspectos naturais do município
§ Clima, relevo, paisagem natural e modificada;
§ Os rios que cercam o município;
§ Preservação e conservação do meio ambiente no município;
§ Coleta seletiva no município;
ü Turismo como fator de preservação do meio ambiente
-
§ Como funciona o turismo no seu município;
-
§ Quais os pontos turísticos do seu município: cachoeiras, área
ambiental, trilhas, balneário, montanhas, rios, igrejas,
museus,etc.
-
§ Confecção de cartão postal dos pontos turísticos da cidade;
-
§ Discussão de problemas encontrados no município e
apresentações de soluções e expressão de sentimentos por meio de cartazes com carinhas (verde, amarelo e vermelho), teatro, músicas, cartazes, etc;
-
§ Preservação dos pontos turísticos do município
ü Propostas políticas para a melhoria do meio ambiente
§ O que os políticos estão fazendo para reduzir os problemas
ambientais do município?
-
§ O que a prefeitura tem feito sobre a necessidade de reduzir o desperdício de modo geral e de reciclar o lio produzido?
-
§ E na minha comunidade3, o que tem sido feito em relação a coleta de lixo? Ele é depositado em um local a céu aberto?
-
§ Sugestões de como melhorar a condição ambiental do nosso município
ü Coleta seletiva no município
§ O que acontece com o lixo em sua cidade?
§ Reaproveitamento ou reciclagem do lixo;
§ Confecção de papel machê;
§ Arte com sucatas;
§ Separando o lixo;
§ Quais os objetos que podem ser reciclados?
§ Conservação dos materiais e mobiliários escolares; § Sobra da merenda escolar deve ser reaproveitada.MEU PAÍS E O MEIO AMBIENTE
ü As nossas florestas
§ Vegetação brasileira (antes e depois);
§ Diversidade de espécies;
§ Preservação e conservação de nossas florestas; § Fauna e flora brasileira;
§ Animais em extinção;
§ Nossas beleza naturais;
§ Desmatamento;
§ Os nossos rios;
§ O nosso litoral.
ü Patriotismo Brasileiro § O hino nacional;
§ Bandeira brasileira: significado de suas cores;
ü O planeta Terra pede socorro! § Aquecimento global;
§ Poluição ambiental.
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