terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL BNCC_PROJETO COMPLETO PARA O ANO LETIVO

PROJETO EDUCAçãO AMBIENTAL



EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ ESCOLA (4 e 5 Anos)

JEQUIÉ-BA 2021

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AURINO NERY

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Educação Ambiental apresentado à Escola Municipal Professor Aurino Nery como parte do currículo escolar.
Profa Silvia Carla D. Nery

JEQUIÉ/BA 2021

INTRODUÇÃO

Este projeto traz uma proposta de trabalho com o tema Educação Ambiental que será aplicado nas turmas de educação infantil da Escola Municipal Professor Aurino Nery.

O mesmo foi criado para ser desenvolvido durante todo o ano letivo, como parte integrante do currículo escolar nos turnos matutino e vespertino.

O presente projeto dará enfoque a temática da relação do indivíduo com o Meio Ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, levando em consideração o desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos e norteado pelas orientações descritas na BNCC, envolvendo atividades lúdicas e psicomotoras, promovendo assim o desenvolvimento do senso crítico, bem como a conscientização e reflexão quanto a preservação do meio ambiente como forma de melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da natureza, através de experiências e práticas cotidianas em sala de aula e no dia-a-dia.

O mesmo tem ainda o propósito de favorecer a conscientização e o reconhecimento da importância da conservação do meio ambiente, oferecendo sugestões práticas de como trabalhar essa temática de forma significativa.

Para Currie (1998), é preciso nos conscientizarmos de nossas responsabilidades pessoais em relação aos cuidados com o nosso planeta.

Sendo a natureza fonte de vida, se faz necessário promover o despertar dessa consciência crítica nos alunos, para que estes desde cedo sejam sujeitos atuantes, capazes de intervir no seu meio social. Isso é claramente justificado nos RCNs quando afirmam que: “as crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma, adquirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno” (RCNs, Vol.III, p. 181).

Através de atividades significativas, estaremos colaborando para a formação desse sujeito, pois esta começa desde a infância, tendo a escola a função de propiciar o acesso a esse conhecimento através do favorecimento de um ambiente físico e social onde elas se sintam protegidas para se arriscarem a vivenciar desafios.

É com essa intenção que esse projeto deseja contribuir, buscando fortalecer na nova geração o lado humano, educando para viver e conviver em sociedade, estabelecendo relações entre o meio ambiente e as formas de vida que existem, valorizando a importância do cuidado com a natureza para promover a busca de uma

vida saudável para ela e para os outros, garantindo assim a qualidade de vida humana.

Geral:

OBJETIVOS

§ O objetivo principal desse projeto é o de possibilitar a reflexão sobre a problemática ambiental nos seus aspectos locais, nacionais, individuais e coletivos, baseados em experiências e práticas cotidianas em sala de aula e no dia-a-dia.

Específicos:

  • §  Oportunizar a conscientização da responsabilidade de cada indivíduo na conservação do meio em que vive;

  • §  Aprender a pensar globalmente enquanto age localmente;

  • §  Enfatizar o papel do eu, o outro e o nós nos trabalhos que serão

    desenvolvidos;

  • §  Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus

    interesses e necessidades em situações diversas (EI03CG05)

  • §  Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos

    (EI03EO04);

  • §  Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio

    da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e

    outras formas de expressão (EI03EF01);

  • §  Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em

    situações com função social significativa;

  • §  Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas

    propriedades (EI03ET01);

  • §  Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a

    questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação (EI03ET03);

  • §  Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade (EI03ET06);

  • §  Estimular a criatividade e participação baseadas em experiências e práticas cotidianas;

  • §  Estimular na criança o desenvolvimento de uma compreensão maior do ambiente que a cerca;

  • §  Promover a formação de hábitos de cooperação, respeito mútuo e senso de co-responsabilidade na convivência com a família e com os outros;

  • §  Oferecer meios para que as crianças conheçam melhor o seu ambiente;

  • §  Enfatizar a importância da escola para a comunidade em que ela está

    inserida;

  • §  Localizar a escola dentro da sua comunidade;

  • §  Relacionar conceitos do meio ambiente à realidade da comunidade;

  • §  Enfatizar o papel do aluno na sua comunidade;

  • §  Compreender a função da escola e suas possíveis contribuições para a

    conservação e preservação do meio ambiente;

  • §  Identificar e reconhecer os principais pontos turísticos do município e

    sua relação com a preservação do meio ambiente.

    METODOLOGIA

    As metodologias a serem utilizadas em nosso projeto foram elaboradas de forma a se constituírem em espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento, que reiteram a consagrada expressão pedagógica do “aprender fazendo”, onde se evidencia a importância da ação no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

    § Aula expositiva dialogada;
    § Aula expositiva por meio de vídeos criados e/ou do youtube; § Dinâmicas de grupo;
    § Brincadeiras;

  • §  Arte com sucata (reciclagem), arte no caderno interativo;

  • §  Trabalho em equipe (pais e/ou responsáveis);

  • §  Pesquisas;

  • §  Portfólios;

  • §  Linha do tempo (ex: vida de semente, história de Jequié);

  • §  Passeio (excursão);

  • §  Textos informativos (mural, jornalzinho, etc);

  • §  Cartazes e painéis;

  • §  Produção textual individual e coletiva;

  • §  Produção de Vídeo relatando o que aprendeu;

  • §  Registros por meio de desenhos, fotos, imagens, escrito, whatsapp, etc;

  • §  Atividades lúdicas: cruzadinha, caça-palavras, bingo, baralho ecológico, jogo

    da memória, dominó ecológico, Jogo dos sete erros, quebra-cabeça, impressas

    ou on-line via whatsapp, etc;

  • §  Tirinhas ou histórias em quadrinhos;

  • §  Contação de história em vídeo, ou em áudio mostrando as páginas do livro

    (como vcs fazem na Atividade do Dia);

  • §  Literatura infantil (deverão servir como ponto de partida para trabalhar um

    determinado assunto), ex: O medo da sementinha de Rubem Alves;
    Para trabalhar com o subtema semente: tamanho, cor, espessura, operações matemáticas, diferentes fontes de informação sobre a semente (função, ciclo da vida, reprodução, plantar a semente, fazer observações, registros escritos e com fotos), acompanhar o desenvolvimento da semente com uma
    tabela, etc.

  • Jogos;

  • Músicas;

  • Confecção de álbuns: abecedário da natureza;

  • Relatórios orais e escrito;

  • Socialização dos trabalhos;

  • Dramatizações com a participação dos pais;

  • Leitura de imagens;

  • Confecção de painéis;

  • Filmes;

  • Utilização de fantoches ou dedoches para fazer teatrinho em vídeo;

  • Acróstico;

  • Árvore genealógica;

  • Entrevistas;

  • Linha do tempo;

  • Levantamento de dados;

  • Reciclagem;

  • Gráficos e tabelas;

  • Confecção de cardápios;

  • Confecção de livrinho de história;

  • Arte com sucata;

  • Vídeos (documentários ou desenhos animados);

  • Passeio;

  • Gincana;

  • Campanha ecológica;

  • Cultivando horta na escola;

  • Confecção de jogos com sucatas;

  • Feira ecológica: exposição de materiais confeccionados pelos alunos; venda

    de jogos e objetos feitos com sucata (programação da feira no mês de novembro, onde deverá ser exposto e comercializado todos os materiais produzidos durante o ano);

  • Desfile ecológico: com os temas de preservação ao meio ambiente já estudados.

RECURSOS

  • Papel sulfite;

  • Cartazes;

  • Recursos humanos;

  • Lápis de cor, giz de cera, fita adesiva, tesoura, cola, etc;

  • Livros e revistas;

  • Folhas, galhos secos e outros;

  • Liquidificador;

  • Papel picado;

  • Sucatas;

  • Aparelho de som e aparelho de celular

  • Notebook, Datashow;

  • Papel metro;

  • Filmes;

  • Fantoches;

  • Caderno interativo;

  • Lixo orgânico;

  • Sementes de tempero;

  • Computador, impressora;

  • Área externa da escola;

  • Outros.

AVALIAÇÃO

Consciente de que não existe trabalho pronto e que a avaliação não se dá apenas no momento final, cabe ao professor a observação permanente e atenciosa, estes são considerados instrumentos indispensáveis à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento da criança.

Através da avaliação contínua e processual, por meio de fotos, vídeos e prints enviados pelos pais dos alunos realizando as tarefas, o professor será capaz de constantemente repensar a sua prática pedagógica, selecionar conteúdos significativos, propor novos desafios nos quais a participação dos alunos seja uma constante.

CULMINÂNCIA

Apresentação de peças teatrais, portfólios e coreografias relacionadas ao Meio Ambiente, exposição de trabalhos realizados, feira ecológica, desfile ecológico e campanha Meio Ambiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Brasilia, MEC/ SEF, 1998, vol.III.

___________ REVISTA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Dezembro de 2001.

CURRIE, Karen L. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. Campinas, SP: Papirus, 1998.

DESENVOLVIMENTO TEMA DO PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS: I UNIDADE

MINHA ESCOLA E O MEIO AMBIENTE

A localização da escola

  • §  Mapeamento da escola junto com os alunos, observar os

    caminhos que percorrem até a mesma através de desenho no

    caderno interativo, maquete, painel, etc;

  • §  O que mais chama a atenção das crianças no caminho até a

    escola;

  • §  Ponto de referência;

  • §  Pesquisa: questões ambientais na comunidade (próximo a

    escola);

    A história da escola

  • §  Histórico da escola;

  • §  Como era o prédio da escola? Sofreu reformas? Quais? Quando?

  • §  Quem foi o seu primeiro diretor e qual o nome da atual diretora?

  • §  Qual o público que atendia? E atualmente?

  • §  Em que ano foi inaugurada a escola? (ver placa de inauguração

    e as informações nela contidas);

  • §  Construção da linha do tempo da escola, marcando os principais

    fatos ocorridos na escola até a presente data;

  • §  Quantas salas de aula, quantos alunos?

  • §  Gráficos e tabelas com informações obtidas;

Merenda escolar § Cardápio;

§ Aspectos higiênicos da preparação dos alimentos;; § Valor nutritivo dos alimentos;
§ A importância da mastigação;
§ Atividades práticas: uso de talheres, copos, etc;
§ Entrevista com as merendeiras;

§ Visita a cozinha da escola.

O lixo na escola
§ Como está a situação do lixo na escola?
§ Qual o seu destino?
§ Existe coleta seletiva na escola?
§ Somos bem-educados na nossa escola?
§ Conversa informal para discutir os dados levantados; § Conscientização do lixo na escola;

EU E O MEIO AMBIENTE

Meu nome

  • §  Literatura infantil que fala da natureza (o nome do personagem

    da história);

  • §  E o meu nome? Quem o escolheu? Qual a origem do meu nome?

    Alguém da família tem o mesmo nome?;

  • §  Por meio do nome a turma pode investigar a própria origem;

  • §  Certidão de nascimento;

  • §  Utilização de etiqueta com o seu nome para marcar presença,

    denominar cadeiras e mesas (sempre alternar os lugares);

  • §  Fazer relação com o nome masculino e feminino (ex: André,

    Andréia);

  • §  Formar grupos com os nomes que começam com a mesma letra;

  • §  Quantidade de letra: inicial e final;

§ Literauta infantil que enfatiza diferentes aspectos da vida familiar: O patinho feio, Os três porquinhos, Branca de Neve, etc;

§ Outros.

Meu corpo

  • §  Meu nome está intimamente ligado ao meu corpo, cada nome

    se refere especificamente a um só corpo;

  • §  Criar ligações com o que foi trabalhado anteriormente

    (semente);

  • §  Como meu corpo começou a se desenvolver;

  • §  O corpo e a planta se desenvolvem da mesma maneira?

  • §  Quais as semelhanças e diferenças?

  • §  Convidar uma mãe para contar como foi o nascimento do seu

    filho, o que sentiu, mostrar fotos, etc.

    Eu e a água

  • §  Utilidade da água;

  • §  Relação entre cada criança e a água (como ela consome e utiliza a água);

  • §  Conscientização sobre o consumo da água;

  • §  Observações sobre o consumo da água na própria escola

    (elaboração de gráficos e tabelas que mostrem quantos copos d ́água a criança bebe enquanto está na escola durante 1 dia, 1 semana, etc);

  • §  Medidas: quantidade de líquido em copos: qual tem mais líquido, faz a troca dos líquidos e qual tem mais e tem menos e porquê/ etc;

  • §  Possibilidades de como economizar água, redução de quantidade de água para escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos na escola, etc;

  • §  Importância da higiene pessoal;

  • §  Água potável e poluída;

  • §  Cuidados com a água suja;

§ Para onde vai a água?
§ Elaboração de cartazes de conscientização.

II UNIDADE

Dengue

  • §  O que é a dengue? (diagnóstico / levantamento dos

    conhecimentos prévios);

  • §  Qual o mosquito que transmite a dengue?

  • §  Sintomas da dengue;

  • §  Cuidados com a proliferação do mosquito;

    Alimentação
    § O que você come e bebe?
    § Quais os diferentes tipos de comida que você come? § Qual o seu prato preferido?
    § Qual a sua bebida preferida?
    § Desenho dos alimentos que come diariamente;
    § Alimentos saudáveis X lanches;
    § Tabela com os alimentos preferidos das crianças;
    § Frutas (salada de frutas);
    § Vitaminas encontradas nos alimentos;
    § Tipos de alimentação;
    § Cuidados com os alimentos;

    Minhas plantas
    § O que quero saber sobre as plantas (diagnóstico);
    § Observando uma plantinha;
    § Arte com plantas: desenhar, arte com folhagens e galhos, etc; § Cuidados com as plantas;
    § Ciclo de vida das plantas;
    § Gráfico: acompanhamento do crescimento da planta;
    § Outros.

Meus animais

  • §  Fazer relação entre plantas e animais (as plantas que servem de

    alimento para os animais e os animais que oferecem alimento

    para as plantas);

  • §  Tipos de animais;

  • §  Identificar crianças que tenham animais em casa e como elas

    podem cuidar deles;

  • §  Habitat dos animais;

  • §  Entrevista com um adulto que cria um animal em casa (pode levar

    o animalzinho de estimação para mostrar a turma);

  • §  Relatórios, registros e socialização das observações realizadas;

  • §  Cartazes, murais, mímicas, apresentações teatrais, etc;

  • §  Música;

  • §  Responsabilidade individual com os animais (não maltratar os

    animais);

  • §  Literatura infantil e filme sobre animais;

III UNIDADE

LIXO E COLETA SELETIVA

Meu lixo particular § O que é lixo?

  • §  Cartaz: o que é lixo para nós?

  • §  Implicações ambientais do lixo na natureza;

  • §  O que as crianças fazem com as embalagens dos alimentos

    consumidos?

  • §  Quais os tipos de lixo?

  • §  Coleta seletiva;

  • §  Consciência ambiental;

  • §  Análise e auto avaliação dos trabalhos visando reformular suas

    produções.

MEU MUNICÍPIO E O MEIO AMBIENTE

A história do município
§ Contexto histórico do município;
§ Colonização do município;
§ Os primeiros habitantes do município;
§ Confecção livro de história do município; § Linha do tempo do município;
§ Hino do município;
§ Bandeira do município;
§ Gestores municipais

Aspectos naturais do município
§ Clima, relevo, paisagem natural e modificada;
§ Os rios que cercam o município;
§ Preservação e conservação do meio ambiente no município; § Coleta seletiva no município;

Turismo como fator de preservação do meio ambiente

  • §  Como funciona o turismo no seu município;

  • §  Quais os pontos turísticos do seu município: cachoeiras, área

    ambiental, trilhas, balneário, montanhas, rios, igrejas,

    museus,etc.

  • §  Confecção de cartão postal dos pontos turísticos da cidade;

  • §  Discussão de problemas encontrados no município e

    apresentações de soluções e expressão de sentimentos por meio de cartazes com carinhas (verde, amarelo e vermelho), teatro, músicas, cartazes, etc;

  • §  Preservação dos pontos turísticos do município

    Propostas políticas para a melhoria do meio ambiente
    § O que os políticos estão fazendo para reduzir os problemas

ambientais do município?

  • §  O que a prefeitura tem feito sobre a necessidade de reduzir o desperdício de modo geral e de reciclar o lio produzido?

  • §  E na minha comunidade3, o que tem sido feito em relação a coleta de lixo? Ele é depositado em um local a céu aberto?

  • §  Sugestões de como melhorar a condição ambiental do nosso município

    Coleta seletiva no município
    § O que acontece com o lixo em sua cidade?
    § Reaproveitamento ou reciclagem do lixo;
    § Confecção de papel machê;
    § Arte com sucatas;
    § Separando o lixo;
    § Quais os objetos que podem ser reciclados?
    § Conservação dos materiais e mobiliários escolares; § Sobra da merenda escolar deve ser reaproveitada.

    MEU PAÍS E O MEIO AMBIENTE

    As nossas florestas
    § Vegetação brasileira (antes e depois);
    § Diversidade de espécies;
    § Preservação e conservação de nossas florestas; § Fauna e flora brasileira;
    § Animais em extinção;
    § Nossas beleza naturais;
    § Desmatamento;
    § Os nossos rios;
    § O nosso litoral.

Patriotismo Brasileiro § O hino nacional;

§ Bandeira brasileira: significado de suas cores;

O planeta Terra pede socorro! § Aquecimento global;

§ Poluição ambiental.

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